quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Democracia nos blogues

Quando iniciei este blogue, fi-lo na plena convicção de que não seria nenhum bloguista com mais do que duas ou três leituras semanais.
Independentemente dessa esperança, resolvi iniciá-lo, com mais convicção do que o fiz há 2 ou 3 anos atrás.
Fui fazendo pesquisas e instalei um contador de visitas. Para minha surpresa o número de navegadores que por lá passa até é razoável e está prestes a atingir os 100.
Fiquei mais surpreso, quando já alguém fez comentários a rebater aquilo que eu escrevi e por isso penso que atingi alguém por aquilo que escrevi. Ora, não pretendo atacar ninguém, nem ser atacado (não o fui), mas como se costuma dizer: "quem não é filho de boa gente não se sente", e por isso entendi que aquilo que escrevi e os comentários que foram feitos devem ser visiveis a todos os visitantes.
Chamo a isto
Democracia nos Blogues.
Fui visitar alguns blogues e para surpresa minha tem tantos, mas tantos visitantes que era previsivel ter centenas de comentários, mas alguns estão reduzidos a meia dúzia de comentários passados pelo crivo da censura do Patrão do Blogue e outros nem isso permitem, remontando a tempos de censura que felizmente não vivi.
Mais fiquei espantado quando lendo alguns (muitos) posts, verifiquei que alguns são tão pobres, mas mesmo tão pobres que são autênticos paste(s) e copy(s) de artigos ou textos tirados da internet ou de outros meios, em que o utilizador nem tira as hiperligações que lhe estão subjacentes.
Assim sendo, não há conteúdo que possa suscitar a critica ou o debate que seria positivo na democracia que vivemos.
Espero sinceramente que alguns bloguistas, possam repensar rapidamente a sua maneira de ver a democracia, pois doutra forma talvez o autor (penso que seja) da célebre frase: Os blogues são hóteis de inúteis, venha a ter a sua razão.
Sabia que hoje é (14/11/2006):
  1. Dia de São João da Cruz, Presbítero e Doutor da Igreja;
  2. Dia de São Viador, Bispo;
  3. Em 1911 a expedição norueguesa, conduzida por Roald Amundsen, é a primeira a alcançar o Pólo Sul, 35 dias antes do capitão Scott;
  4. Em 1918 na estação do Rossio, em Lisboa, é assassinado o presidente português Sidónio Pais;
  5. Em 1503 nasceu Nostradamus, astrólogo e físico francês;
  6. Em 1799 morreu George Washington, 1.o presidente dos EUA.
    Nota: Todas as hiperligações existentes foram efectuadas por mim próprio e estão direccionadas para páginas que considero de interesse, não sendo as únicas

2 comentários:

Carlos Gil disse...

se aceito que haja opção do bloguista em não ter 'caixa de comentários" (um dos meus blogues preferidos, o 'blogame mucho', a exemplo, não a tem), já sempre olhei com resmungo e mau-humor se, havendo-a, os comentários não sejam no imediato publicados e tenham de, previamente, serem 'aprovados' pelo proprietário, ora censor.
não há contradição. se realmente o blogue 'é dele' a verdade é que a cx de comentários 'não é para ele', +é dos seus leitores e para eles exprimirem, quereno, a sua opinião sobre o texto/imagem divulgados. talvez por isso, por não a entender 'meu território', não costumo responder lá aos comentários que alguns (poucos) lá deixam, correndo até risco e fama de passar por malcriado. porém entendo que não é assim, acima justifiquei.
sobre as 'visitas' eu não lhe dou muita importância. em contrário, olho com mais interesse as 'page views' que, essas, mostram-me quem me leu e não quem lá caiu por acasos do santo google ou outra surfada na net qualquer.
abc do Gil

Carlos Gil disse...

só mais uma coisa:
ao bloguista assiste ainda a opção e o direito de apagar algum comentário. recebi críticas e ataques mas mantive-os íntegros. porém, ao que me lembre uma única vez, apaguei um comentário. por racista e xenófobo e, acresce, por descontextualizado com o post onde foi inserido. era 'spam' e do mau. se a alarvosidade respeitasse ao meu texto onde o tal comntário foi inserido, até penso que o manteria, embora, lá, lhe respondesse à letra e sem pantufas.
mas apaguei-o por ser mero dejecto que lá tinha caído, ao calhas.
e o meu blogue não é sanita de ninguém