sábado, 26 de abril de 2008

Culturalmente inaptos

À pergunta se houve 25 de Abril de 1974 em Espanha ou nos EUA, estou certo que mais de 90% dos jovens até aos 30 anos respondem que SIM.
Não é nada de extraordinário, pois os países referidos tem o mesmo calendário gregoriado que Portugal.
Mas também porque a pergunta tem um carácter de malandrice, pois os dias de calendário são comuns nesses países, já a efeméride que se comemora desde o dia 25 de Abril de 1975 é que é única e é bem portuguesa.
Isto vem a propósito de que pelo estudo do Sr Presidente da República Portuguesa 50% dos Jovens entre os 16 e 17 anos e 1/3 dos Jovens entre os 18 e os 29 anos não conseguiu responder a uma única das seguintes perguntas:
a) Quantos países tem a União Europeia);
b) Quem foi o primeiro Presidente da República Portuguesa eleito por sufrágio universal após 25 de Abril de 1974?
c) Se o Partido Socialista tem a maioria absoluta no parlamento Português?
A reflexão é simples: Existe um total alheamento não só desta faixa etária, como de outras à cultura geral que deveriamos ter.
Julgo que não é da exclusiva responsabilidade dos politicos, mas de todos aqueles que tem papel determinante na Educação dos jovens de hoje.
A solução é simples. Levar a televisão pública estatal a emitir um programa televisivo semanal de informação cultural sobre a Europa e Portugal, repetido 3 vezes por semana, para que não haja desculpas sobre a não possibilidade de vizualização do mesmo, havendo uma hora semanal na escola para acompanhamento desse programa.
Pode não ser uma solução ideal, por isso estou aberto a que possam criticar e dar outras mais condizentes.