terça-feira, 10 de março de 2015

[10/2015] Condecorações "indecorosas"


Na sociedade, dita democrática, abundam as condecorações de Instituições a personalidades públicas que supostamente contribuem com relevantes serviços à sociedade.
As condecorações mais badaladas são as do Presidente da República a cada 10 de junho de cada ano.
Considero que as pessoas devem ser condecoradas em vida, mas é visível que a banalização destas condecorações trazem problemas acrescidos, tal é o número de "personalidades" que cada vez são mais condecoradas.
Há também a atribuição dos títulos honoris causa como aquele que o ISEG entregou a Ricardo Salgado.
Ao que tudo indica já existe arrependimento pela sua atribuição. Sinal disso, são as palavras de João Duque, antigo director do ISEG: "Se fosse hoje, não teria entregado o honoris causa a Ricardo Salgado".
Será que no futuro próximo não haverá muitos mais arrependimentos?
Certamente que valeria pensar-se muito, mas muito mesmo, antes de se bajular (engraxar) alguém com um titulo seja ele de que entidade for, sob pena de podermos estar a dar títulos a quem com as suas decisões/gestão podem afectar negativamente economicamente e socialmente milhares de seres humanos.
Ricardo Salgado entre Honoris Causa e Justiça

domingo, 8 de março de 2015

[09/2015] Saber Fazer?

Há momentos na página do facebook intitulado Paço dos Negros, Almeirim, Santarém, foi publicado a imagem que anexo com o seguinte descritivo:
"Página dois do programa eleitoral "Dedicação, Saber Fazer" do candidato Pedro Ribeiro, actual Presidente da Câmara Municipal de Almeirim:
(...)
Continuação da eliminação das barreiras arquitectónicas
(...)
Foto na Rua Moinho de vento, Paço dos Negros, Fazendas de Almeirim, Almeirim."
Aqui está um do inúmeros exemplos de erros básico na construção recente deste passeio em pleno século XXI.
Esta barreira arquitectónica de difícil explicação para a sua existência é um obstáculo para todos, não só para aqueles de mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, idosos), mas também para cidadãos sem problemas de mobilidade.
Valeria a pena reflectir sobre estes pequenos detalhes que em nada abona os grandes slogans políticos, que neste caso era: "Dedicação, Saber Fazer".
Saber Fazer?
Foto da página facebook Paço dos Negros, Almeirim, Santarém